A Solução Fiscal é uma ferramenta que facilita a entrega de todas as obrigações fiscais e tributárias em conformidade com a legislação vigente e atualmente se tornou fundamental para as empresas.
O Departamento Fiscal é responsável por uma das etapas mais importante para que uma empresa possa funcionar adequadamente. É esse setor que cumpre com as obrigações tributárias, declaração de movimentações de compra e venda de produtos ou serviços, apuração e pagamentos de tributos, emissão de notas fiscais etc. Além disso, o não cumprimento da legislação tributária e fiscal pode trazer autuação e pagamento de multas para as empresas.
Possuir uma Solução Fiscal se tornou praticamente indispensável principalmente após a implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que foi criado com o objetivo de integrar as informações fiscais e contábeis de uma empresa, auxiliando no gerenciamento por parte da empresa e do Fisco e acelerar a identificação de ilícitos tributários.
Desde então, os documentos físicos passaram a ser substituídos por sistemas capazes de melhorar o controle e registro de todas as transações das empresas, com maior produtividade e segurança.
O que é Solução Fiscal?
É uma ferramenta que auxilia no cumprimento e entrega de obrigações principais (pagamento de tributos) e acessórias, ao consolidar informações tributária e fiscal do Departamento Fiscal de uma empresa, de uma maneira ágil e assertiva.
Hoje em dia está cada vez mais comum que as soluções fiscais estejam hospedadas na nuvem, de modo a garantir maior segurança e agilidade na entrega das informações e podendo ser acessadas de qualquer lugar.
Para que serve a Solução Fiscal?
A principal função da Solução Fiscal é otimizar os processos relacionados ao setor fiscal e contábil da empresa. As demais funções dependem do setor de atuação da empresa, pois existem diversas soluções para cada necessidade.
Em geral, a Solução Fiscal garante dados consistentes, já que as informações são aproveitadas e não precisam ser sempre inseridas manualmente.
Além disso, consolida as informações tributárias e fiscal. É possível consultar uma informação em um único local, mesmo que ela tenha como origem outro sistema (ERP).
Dependendo da Solução Fiscal, é possível também:
- Gerenciar e acompanhar o pagamento de tributos
- Estar sempre em conformidade fiscal e tributária: softwares de solução fiscal recebem atualização para estarem de acordo com a legislação vigente no momento da operação.
- Cumprimento dos prazos das obrigações tributárias: algumas soluções fiscais conseguem notificar o vencimento e os requisitos para o cumprimento das obrigações acessórias dependendo do setor de atuação da empresa.
- Integração com outros sistemas: a maioria das soluções fiscais aceitam dados originários de outros sistemas e até arquivos, como bloco de notas e Excel.
Todas essas vantagens possibilitam que haja maior produtividade do profissional da área fiscal, uma vez que pode manusear facilmente os dados, diminuindo o risco de inserir alguma informação inconsistente ou desatualizada e de modo muito mais ágil e efetivo.
Como funciona
A Solução Fiscal consegue integrar com qualquer sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”.
O ERP é um software de gestão empresarial que automatiza os processos manuais e de armazenamento de dados englobando todas as áreas da empresa, em qualquer lugar do mundo. Assim, falando especificamente de departamento fiscal, o ERP não possui tantos detalhes para o cumprimento das obrigações exigidas pela legislação brasileira.
Além disso, como a Solução Fiscal consolida as informações tributárias e fiscais da empresa e se integra ao ERP, consegue atender também a todos os requisitos dos projetos do Governo Brasileiro, facilitando dessa forma, as entregas de obrigações.
Geralmente deve-se usar um programa específico para se entregar uma obrigação de maneira on-line. Destaca-se, como exemplo, que a maioria das obrigações tributárias federais devem ser entregues por meio do PVA (Programa Validador e Assinador) da Receita Federal. Se a Solução Fiscal que já possui informações necessárias para o cumprimento das obrigações se integrar a esse programa, basta gerar a obrigação no programa correspondente, facilitando e simplificando a entrega das obrigações.
Em caso de não haver solução fiscal, o profissional da área teria que digitar todas as informações solicitadas pelo governo federal diretamente no arquivo PVA, gerando morosidade e riscos, já que todas as informações seriam inseridas manualmente.
Portanto, a Solução Fiscal é uma ferramenta que se integra tanto ao ERP quanto aos programas de entrega de obrigações gerados pelo Governo, que tem como finalidade facilitar o trabalho do profissional da área tributária e fiscal, ao gerar arquivo para entrega de obrigação de modo rápido, seguro e eficaz.