A pandemia do Covid-19 trouxe às empresas de todo o mundo uma nova realidade, marcada pelo home office, pouco explorado até então. Com esse novo formato, apresentou-se também aos líderes de equipes um desafio desconhecido: como manter seus liderados engajados, motivados, produtivos e conectados com o propósito da empresa?
A tarefa de engajar uma equipe é difícil e tem que ser feita todos os dias. Para Sônia Rocha, líder da equipe de consultores da Synchro, o fato de ter atuado também como consultora possibilitou que entendesse as dores de sua equipe, podendo assim ajudá-los a encontrar a solução sempre que preciso: “não nascemos líderes, aprendemos a ser um líder atuando lado a lado com a equipe. Todo dia eles me ensinam a ser uma líder melhor”, afirma.
Nesse novo contexto desafiador para o líder, é importante ressaltar que a atribuição desses cargos vai muito além de um roteiro. Como seres humanos, os líderes de equipe também enfrentam dias bons e ruins, porém o que os diferencia é a motivação diária para estar presente e conquistar a confiança da equipe.
Pequenas ações, quando falamos da gestão de pessoas, são capazes de fazer a diferença no dia a dia. Abonar um dia de falta de um liderado que passou por um problema pessoal, por exemplo, quando a circunstância demonstrar cabível, pode contribuir grandemente para a criação de um vínculo de empatia e confiança, fortalecendo o líder como figura inspiradora para os demais.
Outro ponto relevante destacado por Sônia é que todos os problemas são resolvidos por sua equipe em conjunto. O diálogo se faz presente e utilizam-se da frase “vamos nos ajudar a resolver esse ponto” para, juntos, buscar soluções para as dificuldades que se apresentam: “eu, líder, não existo sem eles e reconheço sempre que, se algo deu errado, deu errado para a equipe. Por outro lado, se deu certo, o mérito é igualmente da equipe”, acrescenta.
O senso de união e colaboração mútua, aliados à confiança e à habilidade do líder para gerir a produtividade de sua equipe utilizando-se de soluções tecnológicas são fatores determinantes para o sucesso da liderança remota. Além disso, um paradigma que foi definitivamente transformado no cenário pós-pandemia diz respeito ao sistema de mensuração de produtividade através do tempo, ao invés de resultados.
Hoje, já não é mais aceitável medir a competência e a produtividade de um liderado com base no tempo em que ficou online no sistema da empresa, por exemplo. Estando o funcionário em um ambiente diverso do que vivenciava até então com a rotina diária empresarial, naturalmente seus horários serão mais flexíveis e adaptações deverão ocorrer – o que não implica necessariamente em uma queda de produtividade. Inclusive, pode representar justamente o oposto, e cabe ao líder ter a sensibilidade e a visão para mensurar esses resultados.
Uma prática adotada por Sônia junto à sua equipe durante a pandemia foram as chamadas “reuniões sem trabalho”, onde se reúnem e pedem licença para entrar na casa de cada um, ainda que de forma online. Cada reunião tem um tema: festa à fantasia online, “qual é a música” online, bingo online, etc. Dessas reuniões, participam também as famílias de cada membro da equipe, e o objetivo é manter o vínculo entre os colegas com a criação de um ambiente sadio que produza motivação e fortaleça a parceria, acolhendo a nova realidade do ambiente de trabalho compartilhado remotamente.
Um líder em tempos de pandemia deve, ainda, estar aberto a ouvir sua equipe, fazer-se disponível para entender suas dores e preocupações com o novo cenário que se apresenta, prestando atenção à saúde mental e emocional de cada um.
É preciso conferir maior liberdade e autonomia aos indivíduos, para que, conscientes de seu papel, possam desempenhá-lo com tranquilidade sem a necessidade de reportar cada passo em reuniões desnecessárias – o que, inclusive, é capaz de prejudicar a produtividade e atrapalhar a gestão de tarefas do time.
Mais do que nunca, o líder deve ensinar pelo exemplo, demonstrando como portar-se com responsabilidade e segurança em um contexto que ainda gera dúvidas e incertezas. Estar sempre um passo à frente na gestão de tarefas e metas de seu time constitui apenas uma parte do trabalho a ser desempenhado. Manter acesa a chama do propósito da empresa é um desafio que se renova a cada dia. Para isso, deve-se unir inteligência emocional, habilidades de gestão e vontade de superação, liderando o caminho para um novo amanhã.